sexta-feira, 18 de julho de 2014

Receita: cookies de chocolate deliciosamente deliciosos



Oooi ^^ Para aquelas que ficaram com vontade de comer algo doce depois do último post, hoje eu gostaria de compartilhar com vocês uma receita de cookies de chocolate que eu amo muito! Ela é baseada em uma receita de mini cookies de menta da Nigella Lawson, e esses biscoitos sempre fazem muito sucesso com todo mundo que prova :)

Ingredientes:

100g de manteiga sem sal
150g de açúcar mascavo
1 colher de chá de essência baunilha
1 ovo
150g de farinha
35g de cacau em pó
1/2 (meia) colher de chá de fermento
200g de chocolate picado em pedaços pequenos, do tamanho aproximado de gotas de chocolate (eu costumo usar chocolate com menta, porque adoro, mas dessa vez usei chocolate amargo. A verdade é que pode usar praticamente qualquer tipo de barra: chocolate ao leite, chocolate branco, chocolate com pimenta, o que vocês preferirem)

Material:

2 tigelas
1 ou 2 colheres de chá
1 batedeira
2 colheres de sopa
1 assadeira (ou 2 ou 3, depende do tamanho da sua assadeira e da sua paciência)
Papel manteiga
1 forno (obviamente)

Bom, antes de qualquer coisa, eu recomendo preaquecer o forno a 180ºC. O meu fogão tem uma marcação que fiz 160º-180º e a seguinte diz 180º-220º, então eu botei o marcador entre essas duas opções e deixei preaquecendo durante uns 30 min antes de botar os cookies no forno, porque meu fogão é meio lerdo.
Enquanto o forno preaquece, faça o seguinte:

Separe a manteiga e o açúcar mascavo. Pique a manteiga (com a mão mesmo), jogue na tigela com o açúcar mascavo, e bata loucamente na batedeira. Ok, não precisa ser loucamente, na verdade eu uso a velocidade mais baixa. 

Agora, pegue a baunilha (uma colher de chá, ok?) e o ovo e os coloque na tigela com a mistura. Bata mais um pouco.

 Pegue então a farinha, o cacau e o fermento e misture tudo em outra vasilha. Depois de misturar tudo, tenha calma. 
Vá acrescentando essa nova mistura (farinha+cacau+fermento) bem aos poucos à mistura inicial (manteiga+açúcar+baunilha+ovo) e vá batendo. Se você ignorar essa instrução, vai voar um montão de farinha em você, na sua cozinha e em todos os seus familiares e animais de estimação, onde quer que eles estejam, então não diga que eu não avisei xD


Se você seguiu os passos corretamente até aqui, sua mistura deve estar parecida com a da foto acima, e você deve estar com muita vontade de prová-la. (ok, vá em frente, aproveite que ninguém está olhando e faça isso. Só essa massa já é deliciosa *.*)

Agora, pegue a assadeira e forre com papel manteiga. Com uma colher de sopa, pegue um pouco da massa e coloque na assadeira, sobre o papel (use a outra colher para ajudar). Vá deixando um espaço entre as colheradas de massa, porque o fermento fará seus biscoitos crescerem e, se não houver espaço para que isso aconteça, eles se fundirão em um biscoito-rei-gigante que provavelmente não vai assar direito.

Se você quiser biscoitos mais rústicos, é basicamente só pegar a massa e colocar na assadeira mesmo, mas se quiser biscoitos mais certinhos, vá alisando com as colheres e tal. Eu prefiro biscoitos um pouco maiores e mais rústicos, mas isso é do gosto de cada um.

Leve a assadeira ao forno preaquecido e deixe lá por cerca de 25 minutos (no fogão da minha casa, deixei por 26 minutos). O tempo pode variar bastante de fogão pra fogão, então eu recomendo não se guiar muito por isso.
O segredo é: deixe os cookies no forno até eles começarem a cheirar deliciosamente bem. Quando você sentir o cheiro, fique vigiando a aparência deles, que deve ficar mais firme. Abra o forno e espete um palito em um biscoito. O palito deve sair sujo, porque o biscoito não vai ficar duro no forno, mas você deve sentir uma consistência mais firme. Se você colocar o palito e sentir que a massa ainda está muito molenga e disforme, deixe os cookies lá por mais uns minutinhos. Quando achar que estiverem bons, tire-os do forno e deixe esfriando um pouco. Você saberá que deu tudo certo se os cookies estiverem um pouco macios, mas segurando perfeitamente a forma e facilmente removíveis do papel manteiga, sem grudar ou deixar vestígios. Se você tiver uma grade (eu uso o suporte para grelhar alimentos que veio no meu microondas xD), pode colocar os cookies nela, para que esfriem mais homogeneamente e fiquem mais crocantes. Depois que esfriarem, é só colocar em um prato e saborear esses pequenos pedaços de paraíso achocolatado *-*
Ta-dã!


Pronto, agora você tem cookies absurdamente deliciosos! Eles podem não ter uma aparência muito boa, mas nunca julguem um biscoito pela aparência. Ele é maravilhoso, quase um cookie-brownie. Se você puder comer logo depois de ele esfriar, melhor ainda, porque ele já esratá firme, mas as gotas de chocolate ainda estarão derretidas e deliciosas 



Depois que terminar de comer, é só guardar o resto em um pote bem vedado, pra conservá-los bem. Uma lata também serve. Só não os coloque na geladeira, ok?
Ah, e uma dica para pessoas que gostam de leite: esses cookies +  um copo de leite = explosão de amor e conforto. 
Bom apetite a todos! :D


19 comentários:

  1. Ain meu deuso!! parece ser tão gostoso!! ><
    Vou tentar fazer aqui com certeza!
    confienounicornio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. /人◕ ‿‿ ◕人\ Meu Deus é muito chocolate!!!
    Eu A-D-O-R-O doces ヘ( ̄ω ̄ヘ) tipo, eu quase comii meu monitor ao ver esse blog cheio de doçuras! hihihi adorei o seu bloguinho muito fofinho e docinho! já estou seguindo pra não perder nenhuma postagem (ღ❤‿❤ღ)
    E ainda a receita é bem prática!!!
    Mil Kisus!
    http://espacomaru-sama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, muito obrigada, chuchu! *-*
      Eu sou meio atrapalhada (não só na cozinha, mas na vida :P), então costumo usar receitas bem práticas mesmo.
      Beijinhos!

      Excluir
  3. To aqui retribuindo a visitinha! Adoro cookies e adorei a receita, vou fazer com certeza... As fotos estão divinhas *-*

    http://ohamiga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida! Faça, faça, faça, vale muito a pena! :D

      Excluir
  4. Eu adorei a receitinha e anotei espero que fiquem tão bons quento os seus.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que legal, Simone! Fiquei muito feliz lendo isso!
      Certamente eles ficarão ótimos ^^

      Excluir
  5. Q delicia, fiquei com água na boca aqui ! :P

    Tem Promoção no Mix: Promos Os Heróis do Olimpo | Mixação

    ResponderExcluir
  6. Oi Prudence!
    HAHAHA GORDICES *---*
    seus cookies são muito parecidos com meus Brownies! E nada melhor para matar uma TPM que eles! hahahaha
    quanto a lente... respondi no blog mas vou responder aqui também... ADORO fotos com aberturas entre 1,5-2,5 além de que quando bem iluminadas geram fotos com cores maravilhosas, eu adoro fotos com contraste do primeiro e segundo plano, independente do tipo de contraste!

    Umm beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim, não importa quantos remédios e comprimidos inventem, a melhor cura para a TPM sempre será chocolate :P
      Também sou muito apaixonada por esse tipo de foto (mas você já deve ter percebido isso, porque faço esse contraste de plano em quase todas elas xD)

      Excluir
  7. Olá.
    Tudo bom?
    Adoro cookies e já gostei da receita. Quero testar.
    Beijos.
    Memórias de Leitura
    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, bem explicadinho! Deu uma fome aqui!
    Pelas fotos os cookies ficaram deliciosos!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, obrigada, Samantha!
      Quando eu comecei a cozinhar, achava todos os livros de receita bem confusos. Devido a esse meu "trauma", sempre procuro escrever receitas da forma mais explicadinha possível, pra não assustar ninguém e qualquer um perceber que é algo tranquilo de fazer xD

      Excluir
  9. Gente que delicia ♥
    Quero fazer, adoro cookies, amo.
    Não parece ser tão difícil, mas sou péssima na cozinha hehe
    Beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ai meu deus ;-; preciso comer esses cookies!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...